quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Porto de Abrigo


Desde muito cedo aprendi a ser sozinha...sozinha com os trabalhos de casa que trazia da escola, sozinha nas perguntas que surgem quando começamos a crescer e que eu procurava resposta nos livros da biblioteca e junta das minhas amigas que sabiam tanto ou menos que eu, sozinha na responsabilidade de crescer quando me vi com uma menina nos braços, quando eu também era uma criança.
Mesmo quando o meu pai morreu, mais uma vez sozinha tratei de tudo o que se deve tratar nesses momentos e arranjei espaço e forças para cuidar da minha mãe, da minha filha ainda pequena, do trabalho, da casa... 

Houve momentos em que deixava que o meu marido cuida-se de mim, que me protegesse nos seus braços, para sentir que eu ainda era de carne e osso. Confesso que adorava a sensação de estar no seu colo, de sentir todo o amor que ele me oferecia, de estar no meu porto de abrigo. 

Mas acho que deixei de esperar seja o que for dos outros. É comigo que posso contar e sempre assim será. Só há bem pouco tempo, e depois de uma noticia nada agradável é que alguém esteve ali ao meu lado. É nesses momentos que sabemos com quem podemos contar. Sem eu pedir, sem nada falar ela estava ali. Mais ansiosa que eu, com mais medo que eu...A mão de uma amiga para apertar e um ombro para chorar, se preciso fosse. Não sabia o amanhã e por momentos pensei que Deus tinha resolvido brincar comigo e colocar-me à prova. Pois bem, mais uma montanha atravessada. 

Tenho noção que as pessoas acham que sou demasiado independente, egoísta, orgulhosa, mas no fundo sei que assim não sou. Raramente a minha preocupação é comigo. Sempre pensei mais nos outros. Falo o que quero, caminho por onde me apetece, caio e levanto-me sozinha e volto de novo a cair, mas os outros estão sempre presentes nesta minha viagem solitária.

Apesar de tudo há dias em que só me apetecia voltar para um colo, para um abraço que me envolvesse e me deixa-se ali ficar, protegida de tudo e de todos. Sei que não preciso, sei que consigo ergue-me pelos meus pés, mas só queria, por uma vez ter alguém que me pegasse na mão e me disse-se "vou cuidar de ti"!

Sem comentários: