quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O lado avesso do amor





“Sabemos quando alguem nos ama não pelo que a pessoa fala, mas sim pelo que faz”

Uma pequena frase constituida de simples palavras mas que alberga em si uma verdade inegável. O amor, por melhores intenções que as pessoas tenham, requer atitude e coragem para vivê-lo.

Não existe futuro numa relação quando um precisa de sentar-se calado esperando uma acção, algo que faça o universo avançar, algo que faça as peças girarem e se encaixarem. Amanha, sim amanha talvez...e o amanha chega e o amanha que era hoje vai sendo adiado continuamente, dia após dia, semana após semana, mês após mês. E um dia, num desses amanhas continuamente adiados, quem espera fica exausto com a dor, com o sofrimento, com o gesto que nunca chega, com o caminho não percorrido, com o mundo que não se move e que grita por mudança. E o amor morre. Não porque se deixou de amar mas porque o sofrimento não permite mais o viver à espera.

Viver à espera de uma escolha, viver à espera do “até acabar o curso”, “até que eu resolva a parte financeira”, “até que eu consiga separar-me”, “até que tenha um emprego”, ate que....até que nada aconteça. As escolhas são dificeis, os passos são dolorosos, o caminho é montanhoso mas a vida requer escolhas e decisões. São essas mesmas escolhas que nos fazem crescer e amadurecer. Um sentimento que não nos faz ter forças, um sentimento que não faz mover montanhas, que não nos permite mudar o curso do rio pode ser tudo, mas não é de certeza Amor.


Amor como Mário Quintana dizia “amor é quando a gente mora um no outro” e se um mora do lado de fora apenas um caminho é possivel: seguir em frente para um amor que esteja disposto a entrar para o lado do avesso de nós!